domingo, 20 de abril de 2008

4º ALBUM: UMA VIAGEM REAL AO ESPAÇO

ACOMPANHE TODO O PROCESSO DE DE LANÇAMENTO DE UMA NAVE AO ESPAÇO (1) UMA COMPLEXA OPERAÇÃO DESCONHECIDA DA MAIORIA DAS PESSOAS(Fotos excluisivas do Blog, enviadas pelos nosssos colaboradores: Bruno e Roberto Jr, de Houston (TX)(1) - O tanque de hidrôgenio,dentro do casulo prateado é puxado pelo rebocador a caminho do MS (uma espécie de hangar de montagem), no qual ele será acoplado a todos os elementos da missão. (2) - O casulo e e tubo de hidrogênio já se aproximam do ponto de atracação perto do edifício MS aparecendo em primeiro plano.
(3) - Aqui o casulo com o tanque a bordo já estão atracados para prosseguinto da complexa operação.(4) - Já em terra firme ele é rebocado para o interior da VAB, dentro do qual cada componente do vôo será acoplado um aos outros.(5) - Aqui já no interior da VAB, o cilindro de hidrogênio é içado para a posição vertical, sendo preparado para receber além de outros componentes, o cerebro da missão: o ônibus espacial Discvery.

ESPAÇO EXCLUSIVO - (2)


(6) - O tanque de hidrogênio vai sendo ligado a outros foguetes auxiliares.
(7) - O compartimento de serviço também é acoplado ao complexo de lançamento.(8) - Agora é nave Discovery que está sendo içada para se posicionar e e se acoplar a outros componenentes indispensáveis para a realização do vôo.
(9) - Com a nave já posicionada, os três motores propulsores sendo colocados um-a-um na popa do ônibus Espacial.(10) - A Discovery já está anexada ao tubo de hidrogênio, ao lado de dois foguetes auxiliares indispensáveis nos primeiros momentos da decolagem. A certa altura esses elementos são descartados e a nave voa solo.

ESPAÇO EXCLUSIVO - (3)

(11) - O ônibus espacial em primeiro plano, acoplado a toda parafernália que após ganhar altura vai sendo descartada nas várias fases do vôo.(12) - O carro esteira começa a deixar o edificio (hangar), com a primeira parte de dois componentes montados no edificio abaixo. (13) - Aquí ele já aparece totalmente fora do local.
(14) - Este primeiro componente chega à plataforma de lançamento.(15) - Agora a nave principal juntamente com cilindro de hidrogênio e os dois foguetes auxiliares, deixam a VAB e começam também a tomar o rumo da plataforma de lançamento.

ESPAÇO EXCLUSIVO - (4)

(16) - A nave e todos os seus componentes, já começam a ser transportados para a plataforma.
(17) - Com todo o complexo de lançamento acoplado é iniciada uma longa viagem sobre um carro esteira que desenvolve velocidade máxima de 3,5km/hora. À esquerda pode ser vista a plataforma. É perto, mas a baixa velocidade do veículo, faz com que esse percuros seja coberto por volta de sete horas.(18) - Este é o "Crawlwer Control", o veículo que está tranportando com toda a segurança uma carga avaliada em muitos milhões de dólares.
(19) - A Discovery, o tanque de combustível e os foguetes auxiliares, finalmente chegam ao local do lançamento.
(20) - Neste início de noite em Cabo Canaveral, a contagem regressiva já foi iniciada.
Linque em "postagens mais antigas" e veja o momento mais importante da operação de lançamento, quando o ônibus espacial, já se desgarra da plataforma e é fotografado por um satélite já se afastando da Terra.

ESPAÇO EXCLUSIVO - (5)

(21) - Amanhece em Cabo Kennedy, na Flórida. O dia promete ser favorável a mais uma vitoriosa missão espacial.(22) - Tudo foi devidamente checado. Fim da contagem regressiva...
(23) - ... Já é possivel observar que após a ignição a nave já se liberou da plataforma.
(24) - Há poucos metros do solo, a nave vai deixando cogumelos de fumaça para trás.(25) - Nesta foto feita através da MIR, já se pode ver a Discovery se afastando da Terra.(fim)

sábado, 19 de abril de 2008

5º ALBUM: MEU FASCÍNIO PELO ESPAÇO - (1)

ALAN BEAN, 3º HOMEM A PISAR NO SOLO LUNARQuatro meses depois da missão da Apollo 11 colocar em solo lunar os astronautas Armstrong e Aldrin, em novembro de 1969, a Apollo 12 levou para o nosso satélite os astronautas Alan Bean e Charles Conrad, que caminharam durante quase oito horas e fizeram dois passeios. Inspirado em Neil Armstrong o primeiro homem a pisar o solo lunar, Bean que também é artista plástico, passou para a tela esse grande momento, que hoje é o grande mural, que ornamenta o salão de recepção da Nasa, com destaque para a filosófica frase pronunciada por Neil Armstrong: “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade. Em 1996, visitamos ao juntamente com nosso filho e nora as instalações do Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, TX. Tiramos muitas fotos, inclusive deste gigantesco painel que ornamenta a recepção do Centro espacial (abaixo), e esta dento do ônibus espacial "Adventure" que integra a frota dos ônibus especiais, já tendo realizado inúmeras missões. A Columbia que se acidentou em 2003, era semelhante à esta nave.
Algum tempo depois, meu filho veio ao Brasil, e me presenteou com uma réplica do mural. Perguntei-lhe como ele havia obtido tal preciosidade? Ele respondeu que o astronauta Alan Bean, foi convidado pela empresa onde trabalhava em Dallas, para fazer uma palestra aos funcionários. Depois de conversar com o astronauta, ele pediu-lhe para fazer duas dedicatórias nos quadros, e ofereceu um deles a mim.Para Roberto:
“Continue a alcançar as estrelas”
Alan Bean - Apollo XII.
(continua...)