segunda-feira, 12 de maio de 2008

3º ALBUM: PRINCIPAIS ESQUADRÕES AÉREOS (1)

1- ESQUADRILHA DA FUMAÇA
Mostrando o seu prestígio pelo mundo, a Esquadrilha da Fumaça é detentora de dois registros no Livro dos Recordes, como mostra a foto acima. O seu prestígio não conhece fronteira, como mostra a foto da sua apresentação em Paris, no aniversário da "Queda da Bastilha" em 14 de julho de 2006.Formada no Brasil, quase que discretamente pelos nossos próprios pilotos, a Esquadrilha deu seus primeiros passos (ou vôos), no ano de 1952, utilizando os aviões Norte-American conhecidos popularmente como T-6, que estavam sediados na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, na época Academia da Força Aérea Brasileira. A pulverização do óleo deu a esse grupo o nome popular de Esquadrilha da Fumaça. Em 1969, foi incorporado o Fouga Magister mas como não podia operar em campos de terra, logo voltaram à arena os consagrados T-6. No fim de 1977, foi a vez do T-6, se aposentar. A Esquadrilha só retornou em 1982, desta feita como esquadrão permanente da nossa força aérea. A equipe foi equipada com o EMB-312 Tucano, produzido pela Embraer, aparelho de grande prestígio também, no exterior. Com a mudança de equipamento, a sede também trocou o Rio por Pirassununga, atual sede da AFA.Como jornalista da Revist@-do-@R, e amigo de dezenas de comandantes, pilotos e mecânicos que ajudam a escrever a longa história da Esquadrilha da Fumaça, não poderia deixar de mencionar o nome desse grande brasileiro, que despertou vocações pelo Brasil e por esse mundo afora. Particulartmente, além de grande amigo, ele me propiciou o privilégio de voar três vezes em aviões da Fumaça, inclusive no atual T-27 Tucano.O primeiro vôo foi no velho T-6 sob o seu comando (foto). A história desse querido Comandante, está intrinsecamente ligada a própria história da gloriosa Esquadrilha da Fumaça, e vice-versa. Quando se fala desse grande esquadrão, não se podemos deixar de reverenciar o nome do seu maior "Às" de todos os tempos: Coronel Antonio Arthur Braga, para quem este céu (foto) nunca teve segredos!

domingo, 11 de maio de 2008

2- ASAS DE PORTUGAL





Na verdade o Esquadrão Asas de Portugal possui quatro aeronaves do tipo Alpha-Jet. Dessas, apenas duas fazem demonstrações, especialmente especialmente em eventos oficiais que acontecem dentro do País na maioria das vezes. Pelas belas fotos, verifica-se que mesmo assim, as demonstrações são muito apreciadas pelo público. Essas quatro aeronaves se revesam: duas operam e duas são reservas. Dado o sucesso que o Esquadrão vem alcançando, a Força Aérea Portuguesa já pensa em adquirir mais aeronaves para oferecer mais diversificações de acrobacias em suas demonstrações. Por ora, a FAP apresenta o novo esquema de pintura dos Alpha-Jet dos Asas de Portugal, uma das cerca de 20 patrulhas acrobáticas existentes em todo o mundo. Lamentamos que o próprio site da Força Aérea Portuguesa, parece se esforçar para não dar destaque especial ao seu esquadrão. Estamos citando isso, porque conhecemos o meio, e sabemos que em países mais pobres de recursos e mentalidade, há um certo preconceito, que se manifesta, primeiro em criar e depois não dar muito apoio aos esquadrões, talvez porque em muitos desses países, suas forças aéreas estão sucateadas e pilotos e aeronaves desses esquadrões são vistos, infelizmente, como artigo de luxo! Mas, para nos dar um pouco de esperança a FAP, infoma que a sua patrulha tem já várias exibições marcadas para este ano, e que desde de então, estão sendo incluidas fumaça vermelha na exibição dos Asas de Portugal. Com a palavra a Força Aérea Portuguesa...

sábado, 10 de maio de 2008

3- BLUE ANGELS - ESTADOS UNIDOS

OS BONS DA MARINHA DOS ESTADOS UNIDOS

Representando a marinha dos EUA em várias demonstrações. Os Anjos Azuis mostram ao público suas belos shows. Atualmente o avião usado nas demonstrações é o Hornet- Boeing F/A-18C. Sua instituição é a mais antiga do mundo. O esquadrão foi criado há 60 anos, no dia 15 de junho 1946, inicialmente com as aeronaves F6F Hellcats. Os pilotos só podem integrar a equpe pelo tempo de dois anos e ter a idade média de 32 anos. O forte da equipe é formação com seis aviões que é feito com muito arrojo e precisão e que é a demonstração que encerra cada apresentação. Atualmente os Blue Angels utilizam a aeronave F-18 Hornet. Em 1966 ao visitar mais uma mais uma vez meu filho e nora que moram no Texas, nos EUA, li no jornal The Dallas Morning News, que (30/06/96) haveria um show aéreo na Base Aérea de Forth Worth, um condado vizinho à Dallas. Mesmo sob um sol causticante, nos dirigimos ao local do `Air Show 96’. Depois de conhecermos vários aviões militares dos EUA, entre os quais, os F-15, F-16, e o F-117 (o avião invisível), assistimos a uma demonstração dos Blue Angels, com seus jatos F-18 Hornet, que por feliz coincidência estavam comemorando naquela data, a passagem do 50.° aniversário.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

4- FRECCI TRICOLORI - ITALIA


A Frecce Tricolori, esquadrão também conhecido como "As três setas coloridas" voa com o maior número de aeronaves do mundo: São dez Aermacchi MB339A. As demonstrações com dez aeronaves, começaram em 1961, na cidade de Rivolta na própria Italia. Nove aviões voaram em formação e um em vôo solo.

Em 1930 já havia na Itália uma equipe que incluia nas suas apresentações uns tais de disparar para baixo de um zangão pilotless! A equipe Frecce Tricolori já voou ao longo de sua sua história em em vários tipos de aviões: o F-84, o Fiat G-91, e atualmente, num aparelho que teve uma tecnologia especial do fabricante: o Aermacchi MB-339A. Esse avião têm os tanques do wingtip suprimidos para evitar o "stress" das asas

quarta-feira, 7 de maio de 2008

5 - PATRUILLE DI FRANCE - FRANÇA


A Patrouille de France, voa com o jato Tech-Alfa, e é o esquadrão mais antigo do mundo acima dos Blue Angels e Thunderbirds dos Estados Unidos. A Patrulha Francêsa tem se apresentado em inúmeros países. Oriunda das equipes Patrouille D'etamps e Dassault Mystere, que voaram em combates na 2ª Guerra Mundial.
Entretanto, com os custos elevando-se, manter tais jatos no ar, era uma árdua missão. Comutando-se com L'ecole de l'air, a Patrouille de França passou a adotar o jato Fouga Magister, que voou até os 1980 produzindo bons resultados e popularidade para o grupo. Hoje, voam com um jato Tech da Alfa, uma produção bi-nacional franco-alemão. Suas demonstrações incluem oito aeronaves. Sua rotina está cheia de talento e graça e são considerados uma das três principais equipes da EuropaClique em "postagens mais antigas" e continue vendo os maiores esquadrões aéreos do mundo!

terça-feira, 6 de maio de 2008

6- THUNDEBIRDS - ESTADOS UNIDOS

Os Thunderbirs, Iniciaram suas atividades em junho 1953. O Esquadrão de Demostratração Aérea pertence a USAF- Força Aérea dos Estados Unidos. Todo o esquadrão, homens e máquinas estão baseados em Nellis AFB, Nevada. Sua equipagem atual é formada pelos falcões de combate da Lockheed os "Martin F-16C." Também conhecidas como "Tom Cat" As aeronaves que precederam as atuais foram: o F-100 norte-americano Sabre Super.(os F-105 modelo Thunderchief e o Talon T-38 menor). Suas demonstrações são sempre renovadas, merecendo destaque a formação em cruz e que é executada bem peto o solo. A equipe regular realiza muitas excursões pela Ásia, Oriente médio e Europa, dando sustentação as negociações de venda dos aviões F-16, usados por eles com grande performace pelos Thunderbirds.
No próximo bloco, veja mais dois Esquadrões Aéreos e Os preparativos para um vôo ao espaço

segunda-feira, 5 de maio de 2008

7- HALCONES - (CHILE)


Esta equipe foi formada em 1980 com uma visão de laços de fechamento entre a população civil do Chile e a força aérea. Começando com o Pitts especial, a equipe comutou a usar o Walter 300S extra em 1990. Fizeram sua última aparição com este tipo no "Tattoo internacional real 2002 do ar" na RAF no Reino Unido. Eles agora contam com o Walter mais avançado, o EA300L extra. Assisti a primeira demonstração dos HALCONES em maio de 2001, quando eles participaram da festa pelos 50 anos da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, no dia 18 de maio de 2001. Fiquei empolgado com a perícia e ousadia de seus pilotos, mas pouco sabia sobre eles.Hoje aqui no Chile, fui visitar o Ninho dos Falcões, na Academia da Força Aérea Chilena no bairro do Bosque em Santiago. Eles tinham chegado um dia antes da Europa, e já estavam se preparando para retornar. Devido uma passagem curta pelo Chile, suas atividades ficaram limitadas a apenas a treinamentos. Aproveitei para fazer algumas fotografias, entre elas a que mostram os aviões na pista e a que tirei ao lado do atual comandante à minha esquerda. Depois de ser bem recepcionado estive na sala de troféus e encontrei todas as explicações porque os Halcones me empolgaram tanto em Pirassununga, como mostra a parte principal da história vitoriosa desse "team" sulamericano que muito nos honram como demonstram estas importantes conquistas: Na Inglaterra, os Halcones obtiveram o prêmio "Sir Douglas Bader" em 1993; nos Estados Unidos o prêmio de "Melhor Demonstração Aérea", em 1990 e o reconhecimento internacional no 50º aniversário da USAF; Em Israel foi convidada para participar do "50º aniversário da FAI"; e finalmente, na França em 1998, venceu o 1º Campeonaro Mundial de Patrullas, quando recebeu a máxima distinção: "Campeões Mundiais de Acrobacia Aérea".

domingo, 4 de maio de 2008

8- RED ARROWS - GRÃ BRETANHA

Nesta foto histórica os RED ARROWS, da Real Força Aérea Inglesa, escoltam o Concorde da British Airways, no seu adeus aos céus do mundo!
As Setas Vermelhas - foram criadas no ano de 1965, dentro da Escola central de Flying. Sua primeira base, era na RAF Fairford, Glous, agora, ela está sediada na Casa Internacional real do ar. Sua primeira aerovave era o T-1, diminutivo do jato Folland. Voaram sobre um navio sete aeronaves. Em 1968, mais dois aviões foram adicionados, e a partir dai os Red Arrows passaram a contar nas demonstrações com nove aeronaves.Depois, o esquadrão passou a voar com o avião Falcão T-1A, do sistema da BAE, durante o período de inverno de 1979/1980, o Falcão foi testado pela equipe de vôo durante as excursões pela Europa oriental e ocidental, EUA, Oriente médio, Extremo Oriente, África e Austrália. As suas setas vermelhas indicaram que já voaram em 50 países. Normalmente cada piloto, includindo o líder, permanece na equipe pelo tempo máximo de três anos.
Os ingleses "Red Arrows" encerram o desfile dos esquadrões aéreos mais importantes do mundo. Na sequüencia um pouco de uma longa história da nossa Esquadrilha da Fumaça, que tem embelezado o céu com suas manobras inigualáveis.