sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EDA MINHA PAIXÃO (2)

Na minha adolescência, sempre sonhei em assistir a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, o que era apenas uma simples quimera, para um jovem que nasceu e cresceu no distante subúrbio de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, por lá vivendo por duas décadas. O meu bairro era ligado apenas por velhas composições de madeira e máquinas a vapor, da extinta "Estrda de Ferro Central do Brasil". O bairro era distante de qualquer vestígio de civilização: não dispunha de um só aparelho de telefone, não contava com nenhum tipo de melhoramento, como luz, água encanada, ônibus, asfalto, televisão e rádio. O único canal de comunicação de que dispunhámos era o jornal, isto, quando esporadicamente meu pai viajava para o centro da cidade. Naquele tempo, quando alguém ia do nosso bairro ao centro da cidade de São Paulo, sempre comentava com os poucos vizinhos exiistentes: "amanhã vou pra São Paulo". Com o passar do tempo, com o progresso lentamente chegando, novos sonhos também vieram. Numa atitude ousada para a época, deixei a casa de meus pais e fui para São Paulo, trabalhar em jornais, rádios e TVs. Já era um homem mais urbano. Lá me casei, e lá também nasceram meus filhos: Roberto e Lincoln. Anos mais tarde, para propiciar a minha família uma vida mais tranqüila, aceitei o convite do prefeito Adofo Mantovani de Águas de Lindóia, para dirigir o Departamento de Turismo. Para essa bela estância mudei com minha família, iniciando uma nova etapa na minha vida.
Em 2004, lancei o livro "Arquivos de um Répórter" ((Capa), no qual narro trechos da minha carreira profissional e todas as esperiências que vivi. Um dos capitulos do livro, intitulei de "O papel da aviação na minha vida", no qual destaco em primeiro plano, as minhas esperiências e ligações com o pessoal de várias gerações que escreveram a história singular da Esquadrilha da Fumaça" Depois da frustração em 1973, em 75 consegui uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça num grande evento na cidade. Durante os três dias que a sua equipe lá permaneceu, fiz uma boa amizade com os fumaceiros da época, que me convidaram para participar da comemoração de 23º aniversário da Esquadrilha, no dia 9 de maio daquele ano.

OS GRANDES ASES DA FUMAÇA EM 1975
No Aeroporto Santos Dumont (RJ), foi feita esta foto ao lado dos integrantes da Esquadrilha da Fumaça, em 09 de maio de 1975. A partir da esq.: Borges, Ballock, Bertelli (um dos maiores pilotos civís da nossa aviação), Vergara, Soares Filho, RIK, Ribeiro Filho, Land e o Coronel Braga, comandante da Esquadrilha.
Aqui começou a ser rodado o meu filme na Esquadrilha da Fumaça: a convite do coronel Braga, fiz meu meu primeiro vôo num avião do EDA, no T-6, quando sobrevoavámos a imagem do Cristo, no alto do Corcovado. Durante décadas tenho acompanhado e participados de grandes momentos da Fumaça, os quais passarei a narrar a partir de agora....

Nenhum comentário: